Pages

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chá verde e seus benefícios

Por Andressa Burgos



Nos dias atuais o chá verde é uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo, ele é considerado um alimento funcional graças aos seus componentes ativos, e se consumido em quantidade adequada atua na prevenção de doenças e no auxílio à perda de peso corporal. São inúmeros os benefícios do chá verde, mas ele não deve ser consumido em excesso, pois também possue efeitos adversos. O chá verde é uma das fontes de alimento mais ricas em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, retardando o envelhecimento celular precoce. O chá verde também é rico em vitamina K, um nutriente essencial para a coagulação sanguínea. Em sua composição também são encontrados elementos como o fluoreto, que pode ter efeito sobre a remineralização óssea e eventualmente sobre a saúde bucal (prevenindo a formação de cáries). O chá verde apresenta ainda ação anti-inflamatória e anticarcinogênica.
Estudos demonstram que a ingestão diária de antioxidantes é capaz de retardar o aparecimento de várias doenças, como as cardiopatias, diabetes mellitus, infecções virais, inflamações e doenças degenerativas, como o câncer. O chá verde vem sendo bastante utilizado no auxílio ao tratamento da obesidade, ele é considerado um termogênico natural por conter uma grande quantidade de epigalocatequina galato que reduz a ingestão alimentar, o colesterol e triglicerídeos sanguíneo, e associado à cafeína também presente, causa um aumento da termogênese e da oxidação da gordura corporal contribuindo para a redução do peso; além disso, tem demonstrado um efeito ergogênico em praticantes de atividades físicas de endurancemelhorando o condicionamento dos atletas, e retardando a fadiga muscular. Existem evidências de que a oxidação do LDL - colesterol ruim que está relacionado a doenças cardíacas, seja inibida pela ação das catequinas presentes no chá verde.
Apesar de todos os seus benefícios ingerir altas doses desse chá pode causar efeitos adversos significativos pelo conteúdo de cafeína, especificamente palpitações, dor de cabeça, vertigem, insônia e complicações gastrointestinais. O chá verde deve ser evitado por pessoas hipertensas, ansiosas e agitadas. Quem sofre de insônia e gastrite também não pode ingerir grandes quantidades da planta. 


                                
Para usar o chá verde no tratamento da obesidade recomenda-se consumir em torno de 4-6 xícaras por dia, não excedendo 6 xícaras. O chá verde pode ser tomado quente, em temperatura ambiente ou gelado e é encontrado na forma de erva, cápsula e saquinhos de chá.





Resumindo:

Chá verde – > Rico em flavonoides – > Antioxidantes – > Retardo do envelhecimento celular, perda de peso e prevenção de doenças.

Para enviar dúvidas ou sugestões você pode preencher o formulário de contato aqui ao lado ou entrar em contato através das páginas Aqui e Aqui


Andressa Burgos

Referências:

SAIGG, Nayane Lins; SILVA, Maria Cláudia. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília.




Nenhum comentário:

Postar um comentário